29 de jan. de 2009

Acerte o passo.

Matéria publicada na Revista L'uomo Brasil Novembro/Dezembro 2008.
Os calçados assumem de vez sua importância nos looks masculinos, e esta importância reflete-se nos números. Em 2008 as vendas devem atingir 76 milhões de pares, 11,5% da venda total de calçados no país. Pode parecer pouco, mas no setor de calçados, o consumo masculino é o que mais cresce.
Por Viviane Lopes

Marco Scheffel, da Cospirato: "No pé, muitos sapatos ficam muito mais bonitos do que parecem ser na vitrine."

A diversidade na escolha dos sapatos não é mais uma exclusividade feminina. Reflexo do aumento da preocupação do homem em compor um estilo, a produção de calçados masculinos cresceu e novas marcas surgem trazendo modelos mais modernos que se juntam aos tradicionais, agora reinventados com novos detalhes, acabamentos e materiais.
O Brasil, que já foi um exportador de preços, hoje é reconhecido lá fora pela qualidade, pela marca e pelo design. O aumento no setor é superior ao crescimento econômico do país, e deve se manter nos próximos anos.
A Cospirato, marca do Grupo Cariri, é fruto destas mudanças. Após um estudo sobre o mercado, foi criada no início no ano com o intuito de produzir sapatos para um público exigente, sem visar a quantidade, mas sim a qualidade do produto.
A Cospirato tem muitos modelos para que o homem possa escolher e combinar, mas o diretor Marco Scheffel, diz que: “Tudo depende do estilo de cada homem e de suas necessidades no dia-a-dia. Há vários modelos versáteis, que ficam bem com diferentes tipos de roupa. Alguns clássicos, por exemplo, podem ser usados tanto com o mais alinhado terno como com uma calça jeans desbotada e desfiada.”
Na hora de comprar, Marco ressalta que “é importante prestar atenção aos materiais com que o sapato foi produzido, examinando também o forro, o solado e as palmilhas. E fazer o teste definitivo: calçar, para sentir o conforto e confirmar o visual. No pé, muitos calçados ficam muito mais bonitos do que parecem ser na vitrine. Outros não causam o efeito esperado.”
Sapato inovador Dom Shoes, com cortes a laser.

DOM SHOES
Para aproveitar este bom momento, o jovem empreendedor Rodrigo Zaramella também criou a sua marca há nove meses. A Dom Shoes oferece sapatos clássicos, mas os grandes destaques são os mais modernos e exclusivos. São materiais, modelos, cores e detalhes que fazem toda a diferença. Tudo escolhido a dedo por Rodrigo, que cria a customização dos modelos que vende. Na loja, os clientes recebem orientação e consultoria de moda para não fazer feio na hora de compor o visual.
Os modelos exclusivos e o atendimento personalizado já conquistaram muitos clientes. Inclusive o apresentador e ator Rodrigo Faro, que usa os modelos da Dom Shoes no seu programa "O Melhor do Brasil".
O empresário conta que “o homem ainda não é muito consciente da importância do sapato na composição do visual e tem medo de ousar. Esse medo é um dos maiores empecilhos para usar modelos mais arrojados e de personalidade”.
Um desses modelos é o sapato com cortes a laser, que pode ser usado sem meias. “Num primeiro momento os homens estranham, mas quando calçam, eles adoram e levam o sapato”, conta Rodrigo.
Basicamente os modelos se dividem em casual, social e esportivo, mas mesmo no social é possível inovar. “Alguns modelos clássicos da Dom Shoes têm a tradicional sola de couro, mas com borracha injetada. Outros modelos tem cores mais despojadas, como marfim por exemplo. Nesse caso, somente um homem com muita personalidade costuma usar. Os tênis são destaque com diferentes cores, materiais e detalhes. Dependendo do lugar onde trabalha, o homem pode até usar no escritório. Um homem que usa um sapato ou tênis mais ousado e moderno, mostra que tem atitude mesmo usando uma camiseta e calça jeans.”
Os materiais utilizados na confecção dos sapatos variam e surpreendem: couro de vaca, carneiro, porco, cabra, lona, camurça, tecido. A camurça por exemplo, é um couro virado ao contrário. Já o couro de carneiro é mais macio e confortável e com um toque é possível perceber. Na hora de comprar o cliente avalia os pontos fracos e fortes de cada material. Há modelos que combinam lona e couro, couro e borracha, tecido e couro e a criatividade não pára. A forração é outro item importante. Forração em couro oferece mais conforto e qualidade, mas o tecido também é usado em alguns tênis, por exemplo.
Modelo Casual Democrata: cores claras, tendência para o Verão 2008.

TENDÊNCIAS
Para a próxima estação Rodrigo avisa que os docksides estão voltando, assim como os tênis baixos e alongados. Outras empresas também já desfilam as suas coleções. Já a Democrata, que completa 25 anos no mercado de calçados masculinos, e é uma das líderes do mercado nacional, destaca os mocassins, que voltam com uma roupagem mais moderna, mas sem perder as características tradicionais.
Um outro destaque na nova coleção são as cores: tons claros como o branco, prata e uma variação do marfim, o bone, são as tendências. As cores inclusive são responsáveis por mudanças no consumo masculino.
Fernando Brigagão, gerente de produtos, ressalta que “com o aumento de opções de cores, houve uma aceitação maior do público masculino que antes só tinha o preto e o café. E diferente da mulher que tem muitos acessórios, o homem só tem camisa, calça e sapato. Então, se ele errar no sapato, dançou. Um homem antenado pode inovar no sapato, se ele foge do padrão, ele compensa no sapato”.

“O sapato tem que combinar com a roupa, com o humor e até com o meu estado de espírito. Tem que ser confortável, senão me sinto engessado. Dependendo do dia, eu uso algo mais leve, sempre levando em conta a roupa que escolhi”.

PERSONALIDADE
O sapato masculino sempre foi tido como revelador da personalidade masculina. Para a jornalista especializada em moda, Lilian Pacce “mesmo o homem que não se preocupa com isso, revela muito sobre si através do sapato que usa. Você olha e já vê se ele é mais esportivo, social. O sapato é a base do look.”
O ator Reynaldo Gianechini, reafirma a importância de escolher o calçado certo: “O sapato tem que combinar com a roupa, com o humor e até com o meu estado de espírito. Tem que ser confortável, senão me sinto engessado. Dependendo do dia, eu uso algo mais leve, sempre levando em conta a roupa que escolhi”.
Para quem não quer errar e não sabe por onde começar Lilian Pacce dá a dica: “Se fosse escolher um sapato fundamental para o guarda-roupa masculino, diria que é o sapato social marrom escuro. Ele vai bem com tudo, com preto, com qualquer cor. No caso do tênis, varia muito e precisa saber se ele vai ser usado somente para performance ou pela sua função mesmo. Agora, um erro fatal é usar terno com meia branca. Outras coisas dependem do estilo de cada um, mas isso é imperdoável”.

Escolha o sapato certo, por Rodrigo Zaramella
Social: Use sempre para acompanhar roupas com corte de alfaiataria, podem ser de cadarço ou mocassim. As fôrmas dos mais clássicos (Oxford, Estilo Inglês) podem variar e até serem ousadas como os modelos esportivos, mais baixos, alongados e com bico redondo, que são tendências na Europa.
Casual: Deve ser usado basicamente quando não existe a obrigação da gravata, seja alfaiataria, sarja ou jeans. Neste caso dê preferência aos mocassins. Os modelos mais bacanas misturam materiais como couro amassado, texturizado, craquelado e camurça de cabra. As cores podem fugir do básico preto e marrom. Tons mais vivos, puxando para o metálico (bronze, ouro velho) estão em alta e vale a pena arriscar cores mais claras (off-white, marfim) neste verão.
Esportivo: Não deve ser usado com alfaiataria e nesta produção prevalece o conforto. Podem ser sapatênis, sneakers ou docksides, que estão voltando, com solados de borracha. Os materiais utilizados podem variar, de couros lisos (com ou sem brilho) a amassados (sujos, estonados). A simplicidade da camurça e o brilho do verniz, também aparecem nos detalhes trazendo despojamento aos modelos mais modernos.

SERVIÇO
www.domshoes.com.br
www.cospirato.com.br
www.democrata.com.br
www.lilianpacce.com.br