6 de fev. de 2009

Ella manda na arte.

Matéria publicada na Revista L'uomo Brasil Novembro/Dezembro 2008.
A empresária Ella Fontanals-Cisneros nasceu em Cuba, foi criada na Venezuela e tornou-se internacionalmente conhecida. Às vésperas de um dos maiores eventos de arte dos Estados Unidos, o Art Basel Miami Beach, a colecionadora falou com exclusividade à L'UOMO BRASIL.
Por Bianca Moretto, de Miami

Ella Fontanals-Cisneros começou a se interessar por trabalhos de artistas latino-americanos na década de 1970, quando morava na Venezuela. "Eu adquiri uma galeria quando ainda era muito jovem e, a partir de então, comecei a colecionar arte", explica a empresária de 64 anos que já investiu milhões de dólares neste segmento. Hoje, a sua coleção inclui fotografias, videoarte e peças inovadoras vindas dos mais diversos países.
Como cidadã do mundo, divide o seu tempo entre residências em Caracas, Miami, Madrid, Nápoles e Gstaad, na Suíça. Dessa forma, ela traz uma perspectiva internacional para a sua coleção e para as suas duas instituições sem fins lucrativos estabelecidas em Miami, Cisneros Fontanals Art Foundation (Cifo) e Miami Art Central (MAC).
Fundada em 2002, a Cifo incentiva o entendimento e a apreciação do trabalho de artistas contemporâneos da América Latina através de patrocínios, exibições e publicações bilíngues.
Ella Cisneros enriqueceu a comunidade artística de Miami em 2003 fundando o Miami Art Central (MAC). Em apenas três anos, o MAC trouxe à cidade trabalhos internacionais, incluindo o vídeo de arte do Centre Pompidou, e um show solo do artista sul africano William Kentridge.
"Eu nasci com arte na alma. Criatividade faz parte do meu dia-a-dia tanto para fechar negócios quanto para as experiências cotidianas."
Em dezembro de 2006, a colecionadora promoveu uma fusão do MAC com o Miami Art Museum (MAM) para fortalecer o programa contemporâneo do Museu. Com isso, inspirou outros colecionadores e líderes civis no sul da Flórida a somar forças para transformar o MAM em um dos melhores museus de arte do País.
"A arte influencia as nossas vidas e escolhas, seja através de outdoor que você vê nas ruas ou por projetos de prédios magníficos que valorizam as nossas cidades, desde pratos criativos para cozinhas top de linha até os carros que dirigimos."

ART BASEL MIAMI BEACH
A primeira edição do Art Basel Miami Beach aconteceu em Dezembro de 2002. "Trata-se de uma das feiras de arte mais importantes do mundo, se não for a mais importante. Miami tem recebido benefícios tremendos por ser a cidade anfitriã", orgulha-se Ella, ciente de que a capital da Flórida ganhou o título de art city, logo após a estréia do evento.
Como irmão do evento Switzerland's Art Basel, o mais prestigiado show de arte do mundo nos últimos 39 anos, Art Basel Miami Beach combina uma seleção internacional das melhores galerias com um programa de exibições especiais, festas e eventos simultâneos de música, filme, arquitetura e design.
Quem prestigiar o evento deste ano, terá a oportunidade de conferir cerca de 250 galerias, cuidadosamente selecionadas por um comitê, entre as mais de 800 inscritas. Os brasileiros serão representados pelas galerias: Brito Cimino, Fortes Vilaça, Millan Strina e A Gentil Carioca.

Serviço
Art Basel Miami Beach
De 4 a 7 de dezembro, 2008
Art Deco District
Miami Beach- FL
Entraga paga
Entrada paga

Nenhum comentário: