28 de nov. de 2007

Enriquecendo o espírito

Matéria publicada na Revista L'uomo Brasil Nov/Dez 2007.

Tempo para refletir, rezar, contemplar a natureza, dedicar-se a si mesmo e à família. Tem muita gente que nem lembra mais a última vez que fez isso, mas parar e buscar forças pode ser mais importante do que se imagina. Conheça uma nova forma de descansar o corpo e a mente, e mais do que isso, de reabastecer as energias.
Por Bianca Moretto e Viviane Lopes

A doutora em Psicologia Social pela PUC, Vera Rita de Mello Ferreira, especialista em psicologia econômica e do trabalho “costuma dizer que o mercado de trabalho está dividido entre desempregados e sobrecarregados”. O profissional tem uma carga maior do que pode suportar, as exigências e a pressão por resultados não deixam espaço para a vida pessoal. Não existe mais separação nítida entre trabalho e descanso, o celular e o laptop propiciam um trabalho de 24 horas e a exaustão física e mental é cada vez mais frequente. Muitos se habituam à rotina e às vezes ficam estressados quando saem de férias ou têm um tempo livre, mas é necessário parar. Uma aliada nessa etapa pode ser a religião.
A crença religiosa sempre fez parte do ser humano e continua sendo um elemento essencial na vida do homem. O mais difícil talvez seja a decisão de buscar, porém, ao achar o lugar certo fica mais fácil perceber o que estava faltando.

Mulher meditando no Centro Urbano do Odsal Ling.

FÉRIAS ESPIRITUAIS
No Brasil e no mundo são diversos centros religiosos que promovem verdadeiras férias espirituais, os chamadores retiros. Há menos de uma hora de São Paulo podemos diz que há uma concentração de espiritualidade budista. Em Cotia há o famoso Templo Zu Lai que tem suas raízes no budismo Mahayana, o Jardim do Dharma ligado à Sociedade Brasileira de Taoísmo, e o Centro de Retiros Odsal Ling, que seguem o budismo Tibetano outra ramificação do budismo. O Odsal Ling faz parte da rede internacional de centros originários do Chagdud Gonpa no Tibete. O Chagdud Gonpa Brasil foi estabelecido em 1994 pelo mestre de meditação Chagdud Tulku Rinpoche (1930-2002) e nos centros espalhados pelo país é possível ter ensinamentos e práticas de meditação da Nyingma e do budismo tibetano Vajrajana.
Os verdadeiros retiros budistas exigem um bom preparo e duram muito tempo, até três anos e devem ser orientados por um mestre. Mas existem também as cerimônias, que podem durar 1 fim de semana, 7 dias ou um pouco mais, e muitas vezes são chamados de retiros por acontecer em lugares isolados e ser um período de afastamento.
Cada pessoa pode se retirar por um período específico e geralmente deve ser orientado pelo seu mestre. Durante o retiro há meditação, ensinamentos e orações, no centro de retiro há salas específicas para as praticas e acomodações e o retirante não sai para nada, mesmo as refeições são feitas no local. Em alguns retiros há observações alimentares, mas esse não é o caso dos retiros Chagdud Gonpa. O ideal é a pessoa ter alguma iniciação no budismo antes de participar.
Em cerimônias grandes, que reúnem dezenas de pessoas pode acontecer de uma ou outra pessoa não ser tão iniciada. A aluna e tradutora da Lama Tsering no Brasil, Cândida Bastos, ensina que o “objetivo do budismo é modificar sua própria mente, e isso não é um caminho fácil”, por isso “é importante um mestre que ajude a trilhar esse caminho”.
Quando o tempo for curto, no centro de São Paulo, na Avenida Brigadeiro Luis Antonio, há o Centro Urbano Odsal Ling onde ocorrem ensinamentos regulares, meditação e práticas matinais diárias.
O templo matriz é o Chagdud Gonpa Khadro Ling onde também ocorrem retiros e cerimônias. Kha significa céu, Dro significa mover-se, ir, dançar e Ling significa local sagrado. Esse lindo local sagrado fica em Três Coroas, no Rio Grande do Sul, e é aberto a visitas gratuitas. Os retiros variam muito de valor de acordo a duração, mas o dia com hospedagem e alimentação sai em média por R$ 130,00.

Igreja da Obra dos Santos Anjos em Guaratinguetá.

É em Guaratinguetá que também fica a Obra dos Santos Anjos, lugar que a equipe da L'UOMO BRASIL visitou e participou do retiro de silêncio.

Agora quem estiver em busca de espiritualidade católica, vai encontrar a menos de 200 quilômetros da capital. O lugar fica em Guaratinguetá, cidade localizada em meio aos dois maiores centros de peregrinação católica do Brasil. De um lado, a cidade de Aparecida do Norte e o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida que recebe mais de 100 mil visitantes apenas no dia 12 de outubro, dia da padroeira. Do outro, Cachoeira Paulista, cidade que abriga a Fundação João Paulo II, onde durante todo o ano são promovidos milhares de retiros, encontros, programas de rádio e TV, publicações de livros e revistas etc.
Guaratinguetá somente neste ano foi palco da visita do Papa Bento XVI, que visitou a Fazenda da Esperança, centro de recuperação de jovens dependentes químicos, e viu um o seu ilustre beato Frei Galvão ser elevado a categoria de primeiro santo brasileiro, o Santo Antonio de Sant´anna Galvão.
A Obra dos Santos Anjos começou na Áustria, na cidade de Innsbruck, nos anos 50, com o intuito de amar os santos anjos que não eram tão venerados pela igreja. De acordo com o Padre Tarcísio Seeanner “existem milhões de santos anjos, mas oficialmente chamados pelo nome são três: Gabriel, Rafael e Miguel” sendo que “cada batizado tem o seu anjo da guarda particular”.
O retiro espiritual oferecido pela obra é chamado de retiro de silêncio, porque é assim que o retirante permanecerá durante 3 dias. Os participantes chegam na quinta-feira a noite e saem no domingo a tarde. Quem for participar não precisa se preocupar com as refeições nem onde, pois as refeições são feitas no próprio local e a pessoa precisa apenas levar roupa de cama e objetos de higiene pessoal.
O encontro é dividido em três etapas: purificação, iluminação e união com Deus, sendo que cada uma é aprofundada num dia. O grupo acorda às 6:30h para a oração da manhã, depois vem a missa e tempo para diálogos pessoais com o sacerdote, além dos momentos de aprofundar os conhecimentos com palestras e meditação. Durante a madrugada há vigílias e quem quiser pode participar escolhendo algum horário.
Em outros lugares do mundo e do Brasil, como Goiás, Bahia, Distrito Federal, Rio Grande do Norte e do Sul, Minas Gerais e Pernambuco, onde a Obra atua, o encontro é praticado nos mesmos moldes e mesmo quem não é um católico muito assíduo pode tirar proveito da experiência que segundo padre Tarcísio “pode dar novo rumo à vida da pessoa”. O retiro de 3 dias custa em média R$ 120,00, mas caso o tempo esteja escasso, há a opção do dia de recolhimento, geralmente realizado num domingo, que sintetiza os passos do retiro mais longo num período menor.
A diretora da agência L'equipe, Lica Kohlrausch é alguém que valoriza esse lado espiritual desde pequena. Aprendeu com a mãe que "cabeça, corpo e espírito devem estar sempre em equílibrio" e busca isso através com meditação, yoga, oração, visitas a igrejas vazias e outros hábitos para enriquecer o espírito. Esses momentos que cultiva são importantes porque acredita "ser fundamental perceber que beleza e físico logo vão embora, mas existe algo que permanece".

REENCONTRO COM O DIVINO
Uma viagem também pode cumprir esse papel de reencontro com o divino. Algumas agências tem roteiros místicos como Tibete e China, Índia ou a uma peregrinação pela Terra Santa. A operadora Princess Travel no seu roteiro Tibete e China por exemplo, visita mosteiros, templos e a residência oficial do Dalai Lama; na Índia, em qualquer lugar o viajante pode sentir de perto a fé tão presente e diversa de hindus, muçulmanos, jainistas, sikhis, cristãos.
Na Terra Santa o peregrino pode seguir os passos de Moisés e Jesus visitando lugares sagrados como o Monte Sinai e a gruta da Natividade, sempre acompanhado de missionários da Comunidade Canção Nova. Se não houver tempo pra um destino tão longo, em São Paulo a Andanças Turismo fecha grupos de passeio para templos, igrejas, sinagogas e mesquistas, e os roteiros podem ser escolhidos pelo grupo.
A psicóloga Vera Rita ressalta que antes de mais nada é importante “a pessoa estar preparada para esse momento de pausa, caso contrário esses dias podem ser um verdadeiro suplício” e diz que “pequenos momentos para si mesmo também ajudam”, como ler um livro, ficar com os filhos, fazer algo que se goste. Afinal, às vezes para se encontrar com o divino basta olhar para dentro de si mesmo.

SERVIÇO
www.opusangelorum.org
www.cancaonova.com
www.budismotibetano.com.br
www.jardimdharma.org.br
www.chagdud.org
www.princesstravel.com.br
www.andancastur.com.br

Nenhum comentário: